CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

23 de outubro de 2008

Glossário de Geografia...

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Geografia e desenvolvido nos aulas de TIC e A.P..
CEI – Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é uma organização supranacional envolvendo 11 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética (Arménia, Azerbaijão, Bielo-Rússia, Casaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia e Uzbequistão) fundada em 8 de Dezembro de 1991. Este novo acordo de união política teve como principal impulsionador o presidente russo Boris Ieltsin e marcou a dissolução da união soviética. Desde 26 de Agosto de 2005, o Turquimenistão não é mais membro permanente da entidade, actuando apenas como membro associado.

Crescimento – Aumento do rendimento produzido por um pais ou região.

Desenvolvimento – Melhoria da qualidade de vida da população de um país ou região.

Esperança Média de Vida – Numa dada população, esperança de vida à nascença ou expectativa de vida é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas no momento (ano de observação). É calculada tendo em conta, além dos nascimentos e obituários, o acesso a saúde, educação, cultora e lazer, bem como a violência, criminalidade, população e situação económica do lugar em questão. Também é o número de anos que em média, uma pessoa terá probabilidade de viver.

Fome – Fome é o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas actividades inerentes à vida.

IDH – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, e outros factores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de populações, especialmente o bem-estar infantil.

Obesidade – Obesidade, nediez ou pimelose é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.

OCDE – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE, ou OECD em inglês) é uma organização internacional dos países comprometidos com os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado. A sede da organização fica em Paris, na França.

OMS – A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de Abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, Suíça. A directora-geral é, desde Novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.

ONU – A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia-geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.

Países Desenvolvidos – É um país desenvolvido, segundo os padrões das sociedades consumistas contemporâneas. Que possui um índice de desenvolvimento humano (IDH) elevado.

Países em Desenvolvimento – É um país em desenvolvimento, segundo os padrões das sociedades consumistas contemporâneas. Que possui um índice desenvolvimento humano (IDH) baixo.

PIB per capita – O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de mensurar a actividade económica de uma região.

RDH (Relatório do desenvolvimento humano) – Em 2007/2008 apresenta o idh para 175 países membros da ONU e ainda para Hong Kong (China) e os territórios ocupados da palestina.

Subnutrição – estado de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.

Sobrenutrição – Estado de desequilíbrio nutricional que resulta da ingestão excessiva de alimentos ou de vitaminas ou outros suplementos.

Taxa de Alfabetização – A Taxa de alfabetização é uma avaliação pelos estados ou por instituições como a ONU da percentagem de pessoas com capacidade de ler e escrever na população de um país.

Taxa de Escolarização Bruta – Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básicos, secundários e superiores em relação à população com idade escolar oficial para três níveis.

Taxa de Mortalidade Infantil – Mortalidade infantil consiste no óbito de crianças durante o seu primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil que consiste na mortalidade infantil observada durante um determinado período de tempo, normalmente um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período.

3 comentários:

Xphia disse...

UFA!
Finalmente a publicação desta primeira tarefa de Geografia, tarefa muito simples que tardou em aparecer.
Verifico uma evolução francamente positiva, na redacção do texto, quanto aos erros ortográficos (mesmo tendo sido um texto transcrito do manual, implicou alguma concentração na tarefa)
O grafismo está muito simples mas pobre (considerando outros trabalhos teus), podias por exemplo ter destacado os conceitos do seu significado, por exemplo a negrito, itálico, outra fonte, cor ou tamanho.

Reparei que já actualizaste os links para os e-portfolios da turma, falta só acrescentar os do Miguel Loureiro e da Nádia.

Parabéns pela inclusão da etiqueta de Geografia na tarefa!

Profª Assunção Roque disse...

Marta: Tens razão nas tuas queixas. Hoje, com calma, voltei ao teu portefólio e reparei que o meu comentário que julgava publicado, não está. Por isso, ei-lo, de novo, com as minhas sinceras desculpas.
"O glossário está completo e muito interessante. As definições não são as do manual, o que demonstra o teu interesse e empenho num trabalho mais rigoroso. O problema que se coloca, neste método, é que talvez nem todos os conceitos fiquem adquiridos e compreendidos por ti. O recurso ao manual trás a vantagem de uso de uma linguagem simples e acessível, mas não é obrigatório ficarmos pelo médio..."

Cumprimentos da professora Assunção Roque, que ainda vive na idade da pedra e não gosta de botões e afins (nos afins, incluí-se os computadores e sobretudo, blogues e outras ferramentas desta máquina).

Profª Assunção Roque disse...

Já agora, esta coisa, de tu decidires se aprovas ou não o comentário, é um bocado ingrata, pois pregou-me um susto quando reparei que o comentário não aparecia.

Da professora já histérica com as novas tecnologias (Profª Assunção Roque)